/O que é um blog?
o-que-e-um-blog

O que é um blog?

Um blog é como um diário, só que disponível na internet. A pessoa que mantém um blog chama-se blogger. Estes tendem a ser atualizados com frequência, podem ser privados, ou disponíveis para todos verem.

Os blogs são iniciados por empreendedores que veem potencial em possuir uma página na internet. Mas atenção, que um blog não significa que seja apenas para uso pessoal ou para marketing, pode fazer muita coisa com um blog (como a página de entrada para um negócio, ou um site).

Diferenças entre Blog e Site

Acima refiro que um blog pode ser a página de entrada para um site, verdade, no entanto, não confundir os dois! E essa confusão provém do facto de que a maioria dos negócios usa integração do seu site numa página web simples.
Os blogs tendem a ser atualizados com regularidade; quer seja uma mãe a partilhar as suas aventuras, ou um blog de receitas a partilhar novas receitas, ou mesmo um negócio a providenciar novas informações sobre produtos. Assim estes têm conteúdo novo várias vezes por semana.
Os sites são plataformas mais complexas, alguns podem ser atualizados com regularidade, enquanto outros servem apenas de mostra de produtos e serviços.

Porque são os blogs populares?

São vários os motivos para as pessoas preferirem os blogs
blog popular• Permitem a otimização de conteúdo, pois os motores de busca adoram conteúdo novo.
• São uma boa forma de manter os seus visitantes e clientes atualizados sobre as novidades.
• Permitem criar uma relação de confiança, pois além de poder publicitar as suas coisas, permite ainda a interação com outros, permitindo que eles comentem e interajam.
• Consegue ganhar dinheiro com um blog, através da rentabilização com ferramentas de afiliados.

Desvantagens de ter um blog

Um blog funciona como uma ferramenta de marketing e permite fazer dinheiro, mas atenção, que nem tudo é um mar de rosas. Pois antes de começar um blog com o intuito de ganhar dinheiro ou promover o seu negócio, há que pensar nos seguintes pontos:
• Requer muito tempo. Para ter sucesso com um blog, tem que dispensar tempo de modo a otimizar o conteúdo para atrair novos visitantes, bem como publicar com alguma regularidade.
• Precisa de ideias para escrever. Não basta ter um blog e escrever, convém que os temas que escreva tenham nexo, o ideal é que seja um tema que domine e possa passar os seus conhecimentos a quem procura. Também pode contratar produtores de conteúdo (escritores convidados).
• O retorno não é imediato. Uma das grandes frustrações dos bloggers é que ele consome muito tempo e a recompensa não é imediata! É preciso tempo para ganhar dinheiro.