/Como criar um blog? [Video]
como-criar-um-blog

Como criar um blog? [Video]

Começar um blog é relativamente fácil e acessível a todos. São várias as formas de criar um blog, sendo que a existência de plataformas para tal facilita e muito. As plataformas de gestão de conteúdo mais populares para blogs são o WordPress e o Blogger, existem outras plataformas mais pequenas que também podem ser usadas.

No entanto, quando criar um blog considere o objetivo do mesmo. Mas acima de tudo o seu blog deve ter um ar profissional, logo pense em adquirir um domínio e um alojamento para o seu blog, instalando assim o gestor de conteúdo no servidor (opção disponível em praticamente todos os alojamentos).

Depois de ter o seu blog instalado e online é começar a adicionar conteúdo e ver o seu negócio crescer. Além de um blog ser um excelente complemento para um negócio existente, permite ainda ganhar dinheiro com ele.

Veja o Video de como Criar um Blog Em Wodrpress

Como criar um blog em 4 passos

Para poder ter o seu blog online e disponível para colocar conteúdo tem apenas que cumprir os seguintes passos, coisa que não demora mais do que 30 minutos a conseguir.

Escolher a plataforma preferida de gestão de conteúdos

A plataforma mais usada é o WordPress, com mais de 90 milhões de utilizadores ativos! Logo esta será a escolha mais simples de tomar. Claro que existem outras plataformas, mas no meu entender, esta é a mais simples e fácil de usar. Mas também tem o tumblr, ou blogger.

Escolher um alojamento para o seu blog

Se tiver dinheiro para investir, aconselho a aquisição de um alojamento para criar o seu blog, caso contrário, pode optar pelas alternativas gratuitas que é criar um blog na “casa” do gestor de conteúdo ou outro site que disponibilize tal opção.

Se bem que nesta opção, o domínio nunca será seu, terá o nome do seu blog, associado à terminação da plataforma de gestão de conteúdo escolhia. Por exemplo MEUBLOG.WORDPRESS.COM. Se optar pela aquisição de um alojamento, pode usar um domínio seu, bem todo o conteúdo enviado para o mesmo será seu.

Instalar o seu blog num domínio à sua escolha

Esta opção apenas será válida se optar por contratar um alojamento para si. Pois assim pode usar um domínio personalizado e único para poder partilhar e se dar a conhecer mais facilmente. Será o endereço para o seu blog, de forma direta e fácil de escrever e memorizar.

Definir o seu blog a nível de design e plugins

Os passos mais importantes já estão dados. Agora basta tratar do design e lançar o blog para o ar e poder começar a escrever conteúdo para ele. Assim, há que o tornar atrativo, e muitas plataformas de gestão disponibilizam temas que pode aplicar ao blog, ou então personalizar os temas de acordo com plugins a seu gosto.

Pode usar temas gratuitos, ou recorrer a temas pagos. Todas as opções disponíveis através do painel de personalização do gestor de conteúdos que escolha.

Terminada a personalização do seu blog, está na altura de criar conteúdo.