/Como criar conteúdo para um blog?
Como criar conteudo para o seu blog

Como criar conteúdo para um blog?

Quem possui um blog, sabe que tem de o atualizar com regularidade. Há aqueles bloggers que têm paixão pela escrita, logo criar conteúdo não é um problema; o problema é para quem não tem a paixão da escrita, e criar conteúdo para o blog torna-se penoso.

Há quem consiga criar conteúdo várias vezes por dia, mas para isso têm que ter paixão na escrita, colocar um pouco da sua arte em todos os artigos escritos. Depois quem não consegue criar, opta por outras formas de criar conteúdo; há quem delegue tal trabalho noutras pessoas, subcontrata.

Mas todo o conteúdo deve seguir a mesma linha, há que criar conteúdo com valor, de acordo com o tema do respetivo blog. Assim irá ganhar mais visitantes, o que irá avaliar se o conteúdo criado está na direção esperada.

Dicas para criar conteúdo para blogs

conteudos
Escrever num blog, ou seja, o blogging, deve ser considerada uma arte, uma forma de expressão para muitas pessoas. No entanto, essa escrita deve ser feita consoante os objetivos do blog e determinadas regras. Há quem tenha blogs pessoais, outros com intuitos comerciais.

Há que definir as caraterísticas do público-alvo. Nomeadamente o tema do blog, para assim identificar os interesses do público-alvo, e qual a informação relevante e valor que lhes poderemos transmitir. Este é um ponto muito importante, pois é através dele que vai dar início à criação de conteúdo para o seu site ou blog.

Valorize o conteúdo das suas publicações. Criar conteúdo requer tempo, dedicação e conhecimento nos temas a abordar, é também sinónimo de um processo de melhoria contínua. Se num blog pessoal pode divagar um pouco sobre a sua vida, num blog comercial, que acaba por ser um site informativo, convém interligar os vários artigos publicados.

O valor do conteúdo depende de pessoa para pessoa. Cada pessoa irá subentender o seu conteúdo com um determinado valor. Assim, há que apostar na palavra-chave, que são aplicadas nos motores de busca, e esperar que os visitantes cheguem ao site, e aí serão eles que irão decidir se tem valor ou não o que escreve (se regressarem novamente ao site, é um bom indicativo).

Crie conteúdo com valor e não em quantidade. É o erro de muitos bloggers, com a ânsia de colocar conteúdo no seu blog, acabam por publicar conteúdo em demasia e fraco em valor. É preferível publicarem uma vez por dia, invés de dez vezes! O ideal será manter-se fiel a um nicho de mercado e explorar e criar conteúdo em torno dele.

Crie equipa para criar conteúdo. Se não tem tempo e está a gerir um blog com objetivos comerciais, o ideal poderá passar por subcontratar a criação de conteúdo junto de outras pessoas, os chamados content writers, que são nada mais do que criadores de conteúdos convidados. Estes escrevem de acordo com as suas orientações, palavras-chave, otimizando os artigos para serem publicados e procurados pelos motores de busca.